Benefícios de criar um site profissional para empresas

São diversos os benefícios de criar um site profissional para empresas, desde melhorar a imagem da marca no mercado, aumentar a credibilidade e confiança dos clientes, atrair público-alvo, converter vendas, entre outros. Saiba como criar uma página web pode ajudá-lo a fazer com que seu negócio alcance o sucesso esperado!

Contratar uma agência especialista em criação de sites para criar um site profissional ou começar com uma plataforma de criação simples, é a principal estratégia para atrair mais clientes, converter vendas de produtos ou serviços e aumentar a receita do seu negócio. Isso acontece porque as pessoas pesquisam na internet antes de realizar sua compra, com objetivo de verificar se a empresa é confiável. 

criar um site profissional

Praticamente, a empresa que não marca presença nas redes sociais e numa página web, não existe para os clientes em potencial, o que abre espaço para os concorrentes. Confira a seguir quais os benefícios de criar um site profissional para empresas:

Benefícios de criar um site profissional para empresas

A seguir, conheça os principais benefícios criar um site profissional para o sucesso de seus negócios:

1 – Expanda o alcance e a cobertura do mercado

Se você tem uma escola de idiomas, por exemplo, criar um site expandirá seu alcance e cobertura de mercado. Você pode oferecer cursos online em assuntos especializados para pessoas fora de sua jurisdição. 

Por exemplo, você está planejando introduzir uma escola para treinamento de conversação em inglês. Você pode criar módulos que podem ser carregados em seu site. As pessoas que se inscreverem nos seus cursos poderão acessar os módulos e passar pelo aprendizado online. 

Agora vamos dar um passo adiante com a introdução de um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS). Um LMS é uma plataforma digital que permite replicar condições para a instrução presencial. Existem plataformas LMS que possuem recursos para salas de aula virtuais. 

Além do aprendizado baseado em módulos, você pode fornecer instruções em estilo de sala de aula ou consultoria individual. Os cursos podem ser acessados ​​por qualquer pessoa com serviço de Internet. 

2 – Forneça contingência para seu negócio físico

Se há algo que pode ser aprendido com a pandemia global do Covid-19 é a importância de ter um site para o seu negócio físico. 

A disseminação massiva do Covid-19 exigiu que governos em todo o mundo impusessem bloqueios comunitários em seus respectivos países. As empresas pararam – exceto aquelas que têm sites.

As empresas que decidiram criar um site profissional foram capazes de executar um programa de teletrabalho em que os funcionários pudessem trabalhar em casa. Um funcionário pode fazer login em um portal integrado onde pode “entrar”, recuperar as atribuições do dia e carregar o trabalho concluído. 

Os clientes também podem usar o site para entrar em contato com você por e-mail ou suporte por chat. Caso tenham problemas com seus produtos, além disso, terão uma plataforma para expor suas preocupações. 

3. Central de negócios tudo-em-um

Criar um site profissional hoje são mais avançados e equipados com recursos que podem transformá-los em um hub de negócios completo. 

O que você pode fazer com o site da sua empresa:

  • Ofereça um showroom para seus produtos;
  • Finalize as transações de vendas através de vários modos de pagamento;
  • Receba currículos e pré-qualifique-os através de um Sistema de Rastreamento de Candidatos;
  • Forneça prova social por meio de depoimentos e avaliações de clientes;
  • Organize as informações do cliente com um CRM integrado;
  • Oferecer assinaturas;
  • Vender assinaturas;
  • Eduque seu público com blogs, e-books, módulos e manuais de treinamento;
  • Ofereça ao seu público uma experiência interativa com o uso de imagens e vídeos em 360 graus;
  • Forneça canais de suporte ao cliente por meio de bate-papo, e-mail ou formulários integrados;
  • Forneça informações claras sobre sua empresa, incluindo um mapa de localização, direções, números de telefone e endereços de e-mail.

4. Tenha um endereço de e-mail profissional

O que é mais impressionante? [email protected] ou [email protected]? Qualquer pessoa chamada “Dan” pode ter um e-mail [email protected]. Mas apenas Dan; o proprietário do seu nome de domínio pode ter um endereço de e-mail personalizado: [email protected].

Ter um endereço de e-mail profissional traz os seguintes benefícios para o seu negócio:

  • Cria melhor reconhecimento da marca;
  • Representar sua empresa com uma conta de e-mail gratuita pode ser visto como uma bandeira vermelha para alguns clientes em potencial;
  • Controle o número de e-mails para o seu negócio. Se um funcionário sair, você poderá encerrar o e-mail;
  • Permite criar contas de e-mail específicas para organizar operações comerciais. 

5. Mantenha seu negócio aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana

Ao contrário de um estabelecimento comercial, a Internet não tem horário de funcionamento. Seus clientes podem encontrá-lo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não há feriados e você pode “fazer horas extras” sem incorrer em custos extras.

Assim, criar um site profissional pode ser uma forma eficaz de melhorar o atendimento ao cliente. Se você tiver suporte por chat disponível, tudo o que você precisa é contratar agentes de atendimento ao cliente que possam gerenciar consultas e preocupações recebidas e encaminhá-las imediatamente para a pessoa ou departamento certo de sua empresa.

Você pode querer terceirizar o atendimento ao cliente para outra região onde existam diferenças de fuso horário. 

6. Obtenha informações valiosas sobre seus clientes

Para aqueles que administravam negócios antes que a tecnologia de banda larga se tornasse amplamente disponível, você provavelmente dependia de estratégias de marketing tradicionais para promover seus produtos e serviços.

As estratégias de marketing tradicionais incluem o uso de comunicados à imprensa, publicidade em folhetos, o uso de materiais de ponto de compra, como panfletos e anúncios de balcão, pôsteres e serpentinas.

Essas estratégias de marketing não eram apenas caras, ineficientes e insustentáveis, mas também geram um ROI insatisfatório. É difícil acompanhar o desempenho de sua campanha de marketing com a abordagem tradicional.

Por outro lado, um site coletará dados sobre seus visitantes:

  • De onde eles vêm?
  • Quais são os dados demográficos?
  • Eles estão usando celular ou desktop?
  • Em quais tipos de conteúdo eles estão interessados?
  • Qual é a frequência de abandono de carrinho?

Um site possui análises integradas que você pode usar para avaliar o desempenho do seu negócio, bem como avaliar a eficácia do seu programa de marketing digital.

7. Fique à frente da concorrência

Não vai ficar bem para a sua marca se a concorrência tiver um site e você não. Mais do que preocupações com a marca, não ter um site oferece um fluxo a menos de receita para ajudar sua empresa a se manter lucrativa. 

Volte para o nº 5, “Mantenha sua empresa aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana”.

Ao criar um site profissional, sua empresa pode ser acessada por qualquer pessoa com dispositivos conectados à Internet. Os clientes em potencial podem visualizar seus produtos, depoimentos e ler seu conteúdo antes de tomar uma decisão de compra.

8. Encontre clientes em potencial com maior facilidade

Ao criar um site profissional, seus clientes vão te encontrar! Algumas pessoas bem-intencionadas podem aconselhá-lo que você pode administrar um negócio apenas com mídias sociais – sem necessidade de site. Isso não é verdade.

Além das 7 outras razões discutidas acima, o marketing de mídia social não é tão eficaz para converter vendas.

Apenas 12,5% dos consumidores são atraídos a comprar por um “Botão Comprar” em uma página de mídia social. Por outro lado, 60% dos consumidores relataram que foram incentivados a comprar por e-mail.

Assim, o email marketing é uma estratégia melhor do que o marketing de mídia social para converter interesse em vendas.

9. Gerar Leads

A geração de leads é um componente importante do email marketing e seu site é a melhor ferramenta para capturar endereços de email, por isso deve-se criar um site profissional. 

Quando alguém lhe dá seu endereço de e-mail, ele está lhe dando permissão para enviar conteúdo para sua caixa de entrada. Se você perguntar a seus amigos, familiares e rede de contatos, eles terão prazer em fornecer seus endereços de e-mail.

Que tal um completo estranho? Uma pessoa que acabou de visitar seu site?

Ele não entregará seu endereço de e-mail a ninguém sem receber algo de valor em troca. 

Com um site, você pode oferecer uma assinatura mensal gratuita de um boletim informativo, um e-book ou acesso limitado a conteúdo premium. 

Ao fazer isso, você agrega valor ao seu negócio, aprimora sua reputação e, o mais importante, ganha a confiança de um cliente em potencial.

10. Tenha novos fluxos de receita

De que outra forma você pode ganhar dinheiro com seu site? Além de ter criar uma loja virtual para vender seus produtos e um endereço baseado na Internet onde os clientes em potencial podem encontrá-lo, aqui estão outras maneiras de ganhar dinheiro com seu site:

  • Anúncios pagos – Se o seu site gerar uma quantidade impressionante de tráfego e tiver uma classificação alta na página de resultados de pesquisa, os anunciantes virão bater na sua caixa de entrada! 
  • Marketing afiliado – Promova os produtos e serviços de outras empresas e ganhe uma comissão por cada venda gerada a partir do seu site. 
  • Seja contratado por outras empresas – Se a página do seu blog tiver bons seguidores, sites respeitáveis ​​podem pedir que você escreva para eles por uma taxa generosa. 

Além de todas as vantagens listadas acima, criar um site profissional para empresas ajuda a melhorar o reconhecimento da marca, o que é essencial para se destacar no mercado.