Geralmente, a pressão arterial tende a ser um dos problemas mais recorrentes no mundo de hoje, devido ao caos e a rotina em que todos trabalham e devem cumprir com suas tarefas diárias e acabam deixando a saúde em segundo lugar, surgindo assim várias doenças e uma delas, é a condição da pessoa com a pressão alta.
O aumento da pressão arterial pode ocasionar diversos malefícios para a saúde, problemas sérios e graves, que quando não tratados, podem ser fatais.
Afinal, quando a pressão alta está acima de 14 por 9, é hora de se cuidar, uma vez que as artérias tendem a se degenerar por conta da pressão alta, promovendo tonturas, dores no peito, o que pode levar à AVCs, derrames e até a perda da função renal em alguns casos.
Porém, sempre que estiver com a pressão alta, a primeira coisa a se fazer é procurar um atendimento ou um médico, onde vão te examinar a saturação, pressão, febre e outros sinais importantes.
Cuidados com a pressão alta
Assim, é de extrema importância ficar atento aos sinais e começar a mudar seus hábitos alimentares e corriqueiros a fim de evitar problemas futuros.
Muita gente faz uso de medicamentos durante a vida inteira para controlar a pressão arterial, entretanto, há métodos saudáveis que podem prevenir toda essa medicação contínua.
Você tem disciplina?
O sedentarismo está se tornando a doença do século, pois cada vez mais as pessoas estão se rendendo à tecnologia para realizar qualquer tarefa. Para controlar a pressão arterial, você necessita praticar exercícios que melhoram o seu condicionamento físico. Caminhada e corrida, ou exercícios aeróbicos, fazem com que o coração precise bombear mais sangue pelo organismo.
Você precisa ter disciplina para fazer uma reeducação alimentar. Uma delas é cortar o excesso de sal nos alimentos (porque o sódio irá se tornar o seu maior vilão), e ingerir maior quantidade de frutas que contenham potássio, já que é um nutriente que atua diretamente no controle da pressão alta do sangue.
As frutas mais indicadas são: abacate, maçã, banana, melão, pêssego, tomate, ameixa e morango. As frutas cítricas, como o limão, laranja, acerola e tangerina, são ótimas opções também, visto que possuem altas quantidades de vitamina C, que combate a hipertensão. Além disso, cenoura crua, espinafre, feijão, batata, milho, são alguns alimentos que possuem potássio também.
O peixe é um alimento rico em ômega 3, capaz de baixar a pressão arterial, deixando-a equilibrada. Sabia que o chocolate amargo ajuda a controlar a pressão? Mas, é sempre prudente comer os alimentos em moderação, inclusive o açúcar.
Relaxar é possível?
O estresse é uma das causas recorrentes do aumento da pressão arterial, afinal, a sensação de raiva faz com que o sangue ferva, literalmente. Então, o que você deve fazer prontamente é relaxar. Não se preocupar tanto com os problemas diários (sabemos o quanto é mais fácil falar do que fazer) e tentar eliminar o estresse saindo para jantar, viajando e fazendo alguma atividade que lhe dê prazer, faz com que a vida fique mais leve e menos caótica.
Outra dica pertinente é respeitar o limite do seu corpo. Isso quer dizer que quando você chegar cansado do trabalho, não se dê por vencido nas redes sociais ou deitado assistindo TV. É preciso dormir para recarregar as energias. Dormir é relaxar também, por isso tome um banho e capote na cama, pois seu corpo precisa descansar.
Sempre o melhor tratamento para pressão alta é uma boa alimentação acompanhada de um profissional e a prática de atividades físicas para melhorar o condicionamento físico. Nunca tome medicamentos ou receitas, sem a consulta de um médico. Qualquer tratamento caseiro, não substitui os medicamentos passados pelo seu médico.