Você está pensando em criar um site de notícias, para trabalhar no que gosta e ganhar dinheiro com isso? Conhecer dicas de como criar um site de notícias, ajuda a tingir o seu objetivo é ter uma página web profissional que atraia a atenção dos leitores.
Um dos fatos curiosos sobre o lançamento de um site de notícias é que ele não precisa ser caro, e os futuros empreendedores não precisam necessariamente ter conhecimento técnico para obtê-lo. À medida que as ferramentas de publicação se tornaram mais fáceis de usar, o número de sites de notícias independentes aumentou.
Dicas para criar site de notícias
Confiram a seguir as melhores dicas para criar um site de notícias:
Criar um plano de negócios
O lançamento de um site de notícias não é muito diferente do lançamento de um jornal impresso ou de qualquer outro tipo de negócio. Tudo começa com um plano de negócios.
Crie uma missão para a sua publicação – por exemplo, “educar os membros da comunidade sobre política local” – e anote algumas ideias sobre os tópicos que planeja abordar. Depois de definir o lado editorial da operação, você estará melhor preparado para pensar objetivamente sobre como gerar receita.
Use seu plano de negócios para delinear suas estratégias de receita, que podem incluir itens como venda de publicidade, cobrança de assinaturas ou produção de conteúdo patrocinado.
Para ajudar com a curiosidade sobre o nicho, saber quanta receita você espera gerar também pode ajudar a determinar se há necessidade de contratar escritores ou editores. Um orçamento também pode ser necessário como uma maneira de alocar recursos.
Selecione uma plataforma
A plataforma mais popular para sites de notícias locais é o WordPress. De fato, mais de um quarto da web – de blogueiros a meios de comunicação internacionais – usa o WordPress.
Entre os editores independentes, especificamente, o WordPress se tornou popular por ser de baixo custo e fácil de usar. No entanto, as especificidades do seu plano de negócios determinarão qual plataforma de publicação é adequada para você.
Ao selecionar uma plataforma de publicação, atenha-se àquelas que oferecem flexibilidade e escalabilidade. A última coisa que você deseja é ter que mudar de plataforma assim que a publicação começar.
As melhores plataformas de publicação oferecem designs personalizáveis, sites responsivos, alta segurança e são compatíveis com SEO.
Escolha os melhores plugins
Os plug-ins ajudarão a expandir a funcionalidade do seu site WordPress. Adicionar um plug-in a um site WordPress é uma maneira de obter acesso a um novo recurso sem precisar pagar um desenvolvedor para criar esse recurso do zero.
Escreva conteúdo valioso
Depois de estabelecer um plano de negócios e configurar o site, é hora de começar. Comece a reunir conteúdo editorial alinhado à sua missão. Escreva artigos, tire fotografias e monte infográficos ou videos que deixarão os leitores animados com a sua publicação.
Use as primeiras semanas como período de teste para determinar se você é capaz de reunir o conteúdo que imaginou por conta própria ou se precisa contratar escritores, editores externos, consultoria SEO, entre outros, para obter ajuda.
Escritores experientes serão capazes de escrever títulos com SEO em mente e reunir conteúdo que impacta os leitores de uma maneira que direciona o tráfego e aumenta o número de leitores.
Momento certo para procurar anunciantes
Os anunciantes geralmente precisam ver um produto antes de concordar em começar a anunciar em seu site. Portanto, não espere procurar anunciantes até que você comece a produzir conteúdo editorial regularmente.
As especificidades do seu plano de negócios determinam a origem da receita com publicidade. Alguns editores manterão seus sites como um hobby pessoal e poderão pular essa etapa completamente.
A grande maioria dos editores digitais precisará selecionar um servidor de anúncios antes de começar a aceitar publicidade. Muitos editores de notícias independentes trabalham com uma solução de veiculação de anúncios como a Broadstreet, enquanto blogueiros menores tendem a começar com o Google AdSense, antes de se ramificaram em caminhos mais lucrativos.