Acabar com a compulsão alimentar e potencializar a dieta

Você é daquele tipo de pessoa que não resiste a um doce depois do almoço ou do jantar? Ou daquele tipo que durante a madrugada assalta a geladeira? Se é assim, cuidado! Você pode estar se deixando levar pela compulsão alimentar.

O problema mais simples que pode acontecer para quem tem esse tipo de hábito é engordar. Isso mexe com a saúde. E quem é que quer passar por esses problemas? Por isso, a palavra aqui é autocontrole. Esses lanches fora de hora não fazem nada bem. Principalmente porque eles não costumam ser saudáveis, como frutas, por exemplo. As pessoas compulsivas preferem doces, bolos, chocolates etc.

Controlar a compulsão alimentar não é fácil, mas também não é impossível. Por isso, aqui seguem algumas dicas para evitá-la:

  • nunca deixe de comer, no máximo, de quatro em quatro horas. Assim, você deve fazer, em média, cinco refeições por dia. Comendo com hora marcada você não vai sentir tanta fome, nem passar muito tempo com o estômago vazio.
  • se mesmo assim a compulsão bater, nada de alimentos gordurosos, frituras e doces. Dê preferência a frutas e barras de cereais.
  • coma com calma e em ambientes tranquilos. Mastigue bem o alimento. Use a hora da comida para relaxar. Deixe os problemas para depois que acabar de comer.

Outra dica de alimentos que você pode consumir são os de baixo índice glicêmico, como os pães integrais, frutas com casca, castanhas, folhas verdes e cereais integrais.

Semente de abóbora potencializa a dieta

Você já sabe que comer fibras é um hábito essencial para quem quer emagrecer. Mas, talvez, o que você ainda não sabe é que além dos cereais matinais, dos produtos integrais e de algumas frutas, as sementes são grandes fornecedoras destes nutrientes.

Um bom exemplo é a semente de abóbora. Além de ser rica em fibra, ela retarda a digestão, dando a sensação de saciedade, e “gruda” nos açúcares e gorduras do intestino, ajudando o corpo a se livrar deles. Sem contar que ela faz parte do grupo denominado alimentos termogênicos, ou seja, ela acelera o metabolismo e, consequentemente, a dieta.

Você pode comer a semente de abóbora de diversas maneiras: misturando-a na vitamina, nos sucos, nas sopas, nas saladas, enfim, o segredo é usar a criatividade!

Aprenda a preparar as sementes de abóbora

Lave as sementes e deixe-as secar por um dia em uma peneira. Depois, leve ao forno para assar. Para fazer a farinha, basta triturá-la seca no liquidificador. Coma a semente ou despeje o pó em sucos e saladas.

Quanto comer

  •  Cerca de 30 g por dia equivale a duas ou três colheres de semente crua ou em pó.

Conheça outros alimentos termogênicos

  • Pimenta vermelha
  • Gengibre
  • Canela
  • Curry
  • Aspargo fresco
  • Chá verde, branco ou de hibisco
  • Alho
  • Vinagre de maçã
  • Mostarda